Acne e Rosácea


Acne
É uma doença da pele e das glândulas sebáceas.
A causa em mulheres adultas é desconhecida, mas os níveis hormonais e o estresse são fatores importantes. Cosméticos e produtos para o cabelo também podem contribuir, como o gel e condicionadores.
Na maioria dos casos, a dieta não é o problema e nem a falta de limpeza. O melhor ainda é o velho e bom sabonete neutro e água.
A acne é selecionada em graus de gravidade e o tratamento depende desta gravidade, vai desde cremes, sabonetes específicos até antibióticos tópicos e orais.


Rosácea
Muitas mulheres, a maioria entre 30 e 40 anos de idade - sofrem desse problema. Tem um desenvolvimento gradual, piora em alguns momentos e não desaparece espontaneamente.
Inicia por pele avermelhada e uma sensação desagradável de calor, causada pela inflamação dos folículos e vasos sangüíneos. Com a evolução aparecem elevações vermelhas e dolorosas são as "pápulas", e elevações purulentas as "pústulas", há o surgimento das “telangiectasias” (vasinhos extremamente finos, como os que aparecem nas pernas).
Não se sabe a causa e as pacientes de pele clara são mais suscetíveis. Diferente da acne a rosácea não produz pontos brancos e pretos, a exposição solar moderada pode trazer benefícios para algumas pessoas com acne, já na rosácea, pode ser a raiz do problema.
A rosácea não tem cura, mas é controlável com o uso de medicamentos, cremes tópicos e, e limpeza da pele, os produtos suaves são os mais indicados. Os filtros solares são fundamentais.

Todas as duas doenças devem ser tratadas pelos dermatologistas, pois elas são capazes de diferenciar essas 02 doenças, classificar a gravidade e instituir o tratamento mais adequado.

Comentários

  1. Estou a tentar criar um sítio de interacção e partilhas sobre a rosácea em português. http://temosrosacea.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas