Varizes - mitos e verdades

1- “Varizes são genéticas” – Não usamos este termo, porque não identificamos um gem responsável pelo problema, mas é nítida a relação familiar –se sua família tem histórico de varizes, suas chances são maiores de ter o problema.
2-“A depilação com cera quente dá varizes” – Não há comprovações sobre isto.
3-“Esportes causa varizes” – O exercício físico estimula a circulação prevenindo o surgimento das varizes.
4-“Cirurgia de varizes é perigosa” – Hoje contamos com equipamentos modernos que monitoram a respiração e a parte cardíaca dando toda segurança, fazemos perfurações na pele e retiramos as veias por incisões mínimas, nunca usamos a anestesia geral, damos preferência à anestesia local.
5-“ A retirada das varizes prejudica a circulação” – É o contrário: ao retirar as varizes, deixamos de sobrecarregar as veias normais, evitando que essas também adoeçam.
6-“Meia elástica melhora a circulação” – Verdade, elas aumentam a velocidade com que o sangue retorta ao coração, estimulando a circulação. Mas nem todas as pessoas podem usar.
7-“As mulheres têm mais varizes do que homens” – Verdade. Fatores como o estrogênio e a gestação propiciam o aparecimento das varizes, por isso nossas chances em apresentar varizes são maiores.
8-“A gravidez provoca varizes” – Verdade, devido a alteração hormonal que estimula a formação dos vasos e o peso do bebê que aumenta a pressão abdominal e comprime os vasos sanguineos dificultando o retorno do sangue.
9-“As varizes causam trombose” – Na variz há uma lentidão da circulação, favorecendo a formação de coágulos dentro desta veia, que pode progredir levando a formação de coágulos nas veias profundas.
10-“Anticoncepcional causa varizes” – Verdade. O estrogênio é um hormônio que estimula a formação de vasos.
11-“Salto alto causa varizes” – Mito. Um recente estudo do cirurgião João Potério Filho, da Unicamp, afirma que o salto alto beneficia a circulação e evita o aparecimento de varizes. Contudo o uso excessivo deve ser evitado, o melhor calçado é o velho e bom tênis.
12-“A alimentação influência a formação de varizes” – Na verdade o excesso de peso, e a obesidade prejudicam o retorno do sangue, a circulação, levando a formação de varizes..o correto ....
13-“Viagens longas propiciam a formação de varizes” – Verdade. Pois passamos longos períodos com as pernas pendentes, dificultando o retorno sanguineo favorecendo a formação das varizes e das tromboses (coágulos de sangue que entopem as veias).
14-“Varizes são veias entupidas” – Não. Veias entupidas são as tromboses. Varizes são veias dilatadas e tortuosas com dificuldade de retornar o sangue das extremidades (pés, pernas) para o coração.

Comentários

Postagens mais visitadas