Porque podemos retirar as safenas nas cirurgias de varizes.

A circulação venosa é dividida em sistema superficial e profundo.

O sistema profundo é formado por poucas veias, mas muito grossas e que fazem a maior parte do trabalho, pois carregam 90% do sangue das extremidades de volta para o coração. Jamais são retiradas em uma cirurgia de varizes. As maiores veias do sistema profundo nos membros inferiores são as femorais e as poplíteas, sendo a femoral comum (representada na imagem como V FEM COMUM) a maior delas .


O sistema superficial é formado pelas veias, safena interna (representada na imagem como VSI) - localizada na face interna da coxa e da perna, safena externa - localizada na face posterior da perna e centenas de outras veias menores que se comunicam e também comunicam com as safenas, como em uma rede de pescar. Quando qualquer uma delas se dilata e fica tortuosa temos as varizes. Todas essas veias juntas só carregam 10% do volume do sangue, por isso quando as retiramos, ainda que as safenas, não há prejuízo para a circulação.


Sempre que possível é bom preservar as safenas, principalmente a safena interna, pois pode ser usada para uma ponte safena no coração. Contudo se essa veia estiver “doente” ela não serve para fazer a ponte, uma vez que ela rasga quando o cirurgião vai costurá-la na coronária (o vaso que irriga o coração). Nesses casos usamos veias e artérias do braço, ou uma artéria chamada mamária ou ainda outra a gastroepiplóica, que vem do estômago. Portanto vivemos sem ou com safenas. Mesmo assim só devemos retirá-las quando estão insuficientes (doentes), afinal onde já se viu retirar qualquer estrutura normal do corpo!

Comentários

  1. fiquei muito aliviada com a explicação,tem grande clareza muita grata p sua colabaração c mulheres tenho 39a mas quisito cirugia sou inexperiente um abraço andreianapaz@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. agradeço sua explicação a respeito de safenas e cirugia pois 39a tive 6 gestações quanto a cirugia sou inexperiente sua explicaçoes são de grande clareza um abraço.
    Andreia Paz

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito feliz com o comentário da leitora Andreia Paz, é bom saber meu objetivo de esclarecer as pessoas está sendo atingido, porque realmente é feito com muito carinho e dedicação.

    ResponderExcluir
  4. oi meu nome e juliana fiz uma cirurgia de varize ,por motivo de enxasos e dores nas pernas .eu so tenho 28 anos ,eu gostaria de saber se é a e idade certa para ter feito essa cirurgia.boa tarde.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Juliana!
    Na verdade não há idade para fazera a primeira ou mesmo a última cirurgia, meu primo por exemplo operou a primeira vez com 15 anos, eu nem era médica.
    O mais importante na medicina, no paciente e cerio que até mesmo na vida é a história dessa pessoa, nós médicos damos o nome de anamnese para a história do paciente.
    Se a sua história era de dores, varizes e edema (é o nome que damos para inchaços)á indicação é perfeita. Pq a sua história é de qua a doença - varizes, estava te causando sofrimento - edema e dor, e antes que o mal cresça é melhor tratar.

    ResponderExcluir
  6. Dra, boa tarde, minha esposa realizou alguns exames e constatou problemas com a Safena Magna da perna direita. A senhora poderia nos orientar de como proceder? Como reconhecer um bom médico? Como escolher um bom hospital? Qual o melhor tipo de operação? Quais os cuidados que devemos tomar? Agradeço pela atenção. Marcos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Marcos!
    Para escolher um bom médico - prefira a indicação de alguém que se tratou com ele ou de algum médico que vcs já se tratam, também poder ver no site da Sociedade Brasileira de angiologia e cirurgia vascular, assim terão certeza que trata-se de um especialista.
    Certifiquem se há CTI no hospital, e pergunte a médicos que frenquem o hospital se o centro cirurgico é bem equipado e se a enfermagem é atenciosa, não precisa ser lindo, mas mas esses 3 itens que citei, fazem um funcionamento perfeito e garantem o sucesso do atendimento.
    Cirurgia de varizes só tem um tipo - a que tiramos as varizes, a safena quando doente geralmente também é retirada, a não ser q seja um trajeto pequeno insuficiente, então retiramos apenas o que está sobrecarregando (provocando a doença)a safena.
    O principal cuidado é fazer todos os exames pré-operatório e bom risco cirurgico, com um cardiologista ou clínico geral de confiança.
    Grata, pela participação, Dra. Vívian Marino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem interessante esse assunto Eu passo por um processo de paciência, pois vou explicar melhor, fiz todos os tipos de exames q constatou que minhas safenas tanto direita e esquerda estão funcionando da seguinte forma, direita 10% esquerda 0 %, vamos resumir é claro q dá pra diagnosticar q é de uma grande importância q haja a remoção, afirmo pelo fato de frequentar vários angiologistas E eles mim dizer no ato q ñ retirar com um tempo começam surgir além de vasos varizes calibrosas, sendo q no meu caso isso vem ocorrendo desde a adolescência sem ao menos ter gerado um filho, E pra complicar tenho má circulação tenho deslocamento em todas as articulações E ja fui averiguar o quanto custa pra amenizar mas ñ cabe em meu bolso pois é muito carooooo. Então assim Dr ajuda ai indicando um bom cirurgião que execute essa nescessidade sem cobrar de mim mas sim do estado, governo etc.... pois já gastei e lutei muito pra nadaaaa.

      Excluir
  8. dra VIVIAN vou fazer operaçao das varizes dia 16/5 , vou retirar a safena da perna direita, gostaria de saber da recuperaçao e rapida ou e um processo lento ou varia de paciente para paciente. pq eu trabalho.EU me chamo SOLANGE e tenho 44 anos , obrigada pela sua atençao.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Solange! A recuperação depende de cada paciente, como em todas as cirurgias, mas o pós-operatório costuma ser tranquilo, com poucas dores, que um analgesico simples resolve bem, alguns pacientes nem queixam de dor. Todos apresentam áreas de equimose (roxo nas pernas)é completamente normal, e desaparece na maioria dos casos com 1 a 2meses, raros pacientes levam mais que 2 meses para desaparecer.
    Fique tranquila, os médicos brasileiros estão entre os melhores do mundo em cirurgia de varizes, boa cirurgia!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Dra. Estava desesperada, e encontrei na internet uma explicação tão clara como a da Senhora. Agradeço atenção presente em suas informações. Tenho dúvidas a respeito disso. Minha Mãe tem 47 anos, fez a primeira cirurgia de varizes há 14 anos. E outra há aprox 4 anos. O médico que fez a segunda disse que na primeira cirurgia não foi retirado o suficiente. Agora, ela foi informada por um médico que está com refluxo na safena, e que deve operar. Eu estou preocupada com ela. Um dos médicos afirma que é necessário retirar a safena até a altura da cintura. O outro diz que só seria necessário retirar até a altura do joelho. Eu não entendo porque isso ocorre, já que ela é uma pessoa que usa sempre a meia, e jamais usa saltos. Sempre é muito correta em sua recuperação. Se comporta direitinho. Se cuida. Porque isso? Mas minha preocupação mesmo é em riscos na cirurgia. Fora o fato de ficar sem a safena. Estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol! Agora vc já pode ficar tranquila quanto ao fato de ficar sem as safenas, depois que leu este artigo.
      A meia retarda o adoecimento da veia, mas não impede, variz é uma doença de família, a família da sua mãe deu a ela a herança de uma parede mais frágil da veia, por isso a veia dela adoece mais que as dos outros pacientes.
      É como ruga e cabelo branco tem gente que tem tendência, que vem de família de ter mais rugas ou ficar com os cabelos brancos mais cedo. Vc pode arrancar os cabelos brancos mais outros nascerão, é o que acontece com as varizes, você tira e outras aparecem.
      Certamente sua mãe foi bem operada da primeira vez, pois levou 10 anos até que fizesse outra e a segunda também foi uma boa cirurgia, tanto que levou 4 anos para que precisasse de nova intervenção, mas a segunda durou menos certamente porque ela estava mais velha, logo o cabelo, o coração, o pulmão e as veias também envelheceram e adoeceram.
      Para que nunca mais tivéssemos varizes só tem um jeito, teríamos que renovar, tomar banho na fonte da juventude e não envelhecer, assim tudo seria novo de novo, o cabelo, a pele, o coração, o pulmão, e lógico a veia.

      Excluir
  11. Ahh Dra esqueci de mencionar. A anestesia que querem dar para ela acho que é geral. Estou na dúvida. O normal é geral mesmo ou raqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se faz anestesia geral para cirurgia de varizes. Com certeza vc entendeu errado.
      Usamos anestesia local ou raqueanestesia ou peridural.

      Excluir
  12. gostaria de saber se ha riscos em fazer a cirurgia tendo hipertireoidismo, o que pode ocorrer?marli

    ResponderExcluir
  13. Olá, Carol!
    A anestesia é raqueanestesia. Há muitos anos não é mais usado anestesia geral em varizes.
    As varizes ocorrem porque esses pacientes apresentam um processo inflamatório na parede da veia. E fator desencadeante mais importante para a doença é o familiar, se naquela familia há varizes, as chance seus descendentes sofrer da doença é alta. Meias e remédios tentam controlar a doença, mas não há como exterminar, é como a diabetes, etem que cuidar a vida toda.

    ResponderExcluir
  14. Caso o hipertireoidismo esteja bem controlado, pode se fazer a cirurgia de varizes, quem vais dizer se está bem controlado e se pode ou não fazer a cirurgia é o risco cirurgico, o cardiologista e o endocrinologista.

    ResponderExcluir
  15. Quando me mandam email, respondo direto a eles, contudo, agora resolvi sempre postar as respostas pois pode ser a mesma dúdida de outro leitor.

    ResponderExcluir
  16. tenho 36 anos estou com refluxo nas 2 pernas safena altura da virilha o medico me recomendou cirurgia na virilha para nao ter que tirar as duas safenas gostaria de saber se existe mesmo essa cirurgia que nao precisa de retirar a safena pois o medico falou que em cada 5 paciente 3 da certo 2nao quero saber se fasso procedimento ou retiro as safena pois ele falou que perder as duas a qualquer momento tenho medo da cirugia nao sei o que fazer isso que medico pode resolver o refluxo obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo! A cirurgia existe sim.
      O único médico que poderá dizer qual o melhor tipo de tratamento e/ou cirurgia é o cirurgião vascular.
      Procure no site da Sociedade Brasileira de angiologia e cirurgia vascular, um próximo a você, lá você encontrará bons e confiáveis profissionais.

      Excluir
  17. -OLÁ Dra. Viviam meu nome é "FERNANDO" espero que voçê possa me tranquilisar referente a cirurgia de retirada da safena das duas pernas,é minha primeira cirurgia,estou muito preocupado e quase desistindo por medo.
    -Porfavor se poder me digá se é complicado este tipo de cirurgia,qual o melhor procedimento para este tipo, se a risco e quais são,se pode ser feito a laiser ou se tem tratamento e se realmente é necessario a retirada desta veia e se for por qual motivo éla é retirada. "Desde já OBRIGADO".
    Meu Email é : fernandobueno_01@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, Fernando!
    Toda cirurgia tem riscos e está sujeita a complicações, na cirurgia de varizes eles até são difíceis de acontecer, mas você deverá seguir rigidamente tudo que seu médico mandar, antes e após a cirurgia, para que tudo corra bem.
    O melhor procedimento só o médico que te examinou pode dizer, varia de paciente para paciente.
    Pode ser feito a laser.
    Sobre os riscos e complicações leia o meu artigo - Complicações e contra-indicações de cirurgia de varizes, no meu blog - resumo vascular.blogspot.com
    Quando as safenas estão doentes para tratamento só a cirurgia, não existe um remédio que faz a veia voltar ao normal.
    E caso você não as tire as varizes só tendem a piorar, pode ocorrer Tromboflebite, edema (inchaço), escurecimento da pele e até abrir feridas na perna, com o passar dos anos e a evolução da doença.

    ResponderExcluir
  19. Ei Dr. viviam fiquei super feliz por achar esse site e ver sua dedicação em tirar as duvidas. Meu nome é Silvia, e fui a um angiologista e expliquei das dores que sentia na perna ele so me receitou um remedio e ao menos me pediu um exame, so que antes um outro medico(clinico geral) me pediu um doppler que demorou a ficar pronto. Ainda nao tive a oportunidade de ir num angiologista novamente, o clinico geral falou que ta tudo ok, so que mesmo assim to na duvida, no exame deu incompetencia segmentar infra patelar esquerdo de grau moderado e que a junçao safeno femoral pervia tem calibre 5.5mm sem refluxo significativo, Dra sera que preciso operar? sinto mta dor e queimaçao nessa perna. O que devo fazer?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Olá, Silvia!
    O melhor médico para dizer se há alguma coisa ou não é o cirurgião vascular, afinal ele é o especialista em circulação e não o clínico, que tem apenas uma visão geral. Como vê o o clínico disse que está tudo bem, realmente pelo q vc descreve não tem nada grave, mas TUDO bem não está, há doença de safena, é preciso ver o seu exame com cuidado, ver a sua perna e ouvir toda a sua história, se dói, como dói, onde dói, quando dói mais, o que faz que melhora a dor, se incha, se história na família, etc, para só então dar a resposta se é cirurgico ou não. Só o exame não dá a indicação ciruirgica, o mais importante é a história, pois isto é que e te faz única, exames podem ter vários iguais. A conduta deve sempre ser dada baseado no paciente e não no exame, ele só serve de guia para a cirurgia, quando essa tem que ser realizada.

    ResponderExcluir
  21. Olá Dra. Primeiramente parabéns pelas explicações. Muito útil para todos que estão a procura de informações.
    Em Junho deste ano fui ao médico e ele disse que tenho que operar retirar as safenas. Até agora não operei por medo e saber se realmente preciso. Estou tomando um medicamento (Diosmin) 2 compr. por dia. As dores passaram, eu posso continuar tomando esta medicação?
    Uma dúvida: Vou viajar no final do ano, eu posso ficar sem as meias alguns dias ou tenho que usar todos os dias, pois até agora eu uso rigorosamente todos os dias.
    Muito Grato pela ajuda desde já!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabio!
      O ideal é vc voltar ao médico e perguntar se continua ou não a medicação, pois eu não tenho o seu histório, então não sei se há algum impedimento ao uso prolongado do remédio. O que posso te ajudar é dizendo que o Diosmin é um dos melhores medicamentos atualmente para melhorar a sintomatologia das varizes.
      Vc está de parabéns por estar usando a meia diariamente, mas tudo bem não precisa ser escravo da meia, no passeio, pode ficar sem ela um dia ou outro.

      Excluir
    2. Dra boa tarde, como faço perguntas por aqui, não encontrei o local, somente clicando na cartinha vai por email, é isto mesmo?

      Excluir
  22. Olá Dra. Vivian, meu nome é Viviane tenho 37 anos operei varizes há 10 anos e agora surgiram novas varizes. Fui ao médico e a indicação foi nova cirurgia com retirada parcial da safena. Fiz o Doppler e na perna direita a safena apresenta calibre de 7,1mm e a retirada nesta seria da virilha até no joelho, na perna esquerda a indicação seria a retirada da safena apenas na altura do joelho. Tenho um filho de 4 anos e quero muito ter mais um, minha maior dúvida é se eu opero antes ou depois de uma nova gestação? É comum a perna escurecer neste tipo de cirurgia? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma série de fatores deve ser levada em consideração antes da resposta final, qual a melhor época, antes ou após a gestação para se oprar. De uma forma geral o melhor num caso de safena com refluxo e tão dilatada (7,1mm) seria operar antes, mas reafirmo é necessário saber mais da sua história e examinar (ver e palpar as varizes) as perna para a decisão final.
      Não é comum a perna escurecer após a cirurgia, pode até ocorrer, mas é raro e depende muito do tipo de pele, por isso a importância em examinar (ver e palpar as varizes) as suas pernas.

      Excluir
  23. alzira ferreira batista21 de novembro de 2012 às 23:33

    ola doutora me chamo ALZIRA tenho 39 anos vou fazer a cirurgia de varizes ja fiz todos os exames o medico me informou que tenho insuficiencia de safena que vai tirar todas eu tenho muitas dores sou cozinheira e o calor me dixa muito inxada .epossivel continuar nesta profissao depois da cirurgia obrigada

    ResponderExcluir
  24. Olá, Azira!
    Fique tranquila, é possível sim continuar na sua profissão após a cirurgia de varizes.

    ResponderExcluir
  25. Ol

    Dra Vivian, tenho 23 anos e em breve passarei por uma cirurgia de varizes, com retirada de uma das safenas. De acordo com o dopler tenho insuficiência e refluxo nas duas, porém ainda não moestrei o resultado para minha médica. É possível a retirada das duas safenas na mesma cirurgia?

    ResponderExcluir
  26. Olá, Doutora!

    Tenho 21 anos e operei de varizes aos 15. Não cheguei a tirar a safena. Atualmente, estou com varizes novamente e vou tirar a safena da perna direita (ela está com refluxo do joelho até a virilha. As outras estão normais, conforme o médico me informou).

    Bom, minha dúvida é sobre os sintomas da doença. Poucas vezes sinto dores nas pernas mas sei que está relacionado. >>> Mas as vezes, sentado (apenas), também sinto um leve cansaço que passa ao deitar ou tirar a meia Kendal por uns momentos. <<<

    Logo, essa leve sensação de cansaço pode estar relacionada às varizes? ... Eu não possuo nenhum outro problema de saúde.

    Desde já, obrigado!

    Att;
    Wilson.
    https://twitter.com/wilsonsocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo!
      Pode sim, cansaço, peso e queimação são queixas típicas de quem tem varizes, e aparecem quando ficamos muito tempo em pé ou sentados, o clásico é como você diz que melhora ao deitar.

      Excluir
  27. Boa tarde Dra. Vivian,

    vou fazer safenectomia total bilateral, tenho 22a. Gostaria de saber mais a respeito do pós-cirúrgico (qunato tempo de internação, cuidados, etc), e se tenho que ter tomar algum cuidado até a data da cirurgia (dieta, etc). Agradeço desde já pela atenção.

    Lesley Catherine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lesley!
      A internação geralmente é de 1 dia, e os cuidados pó-operatórios são não pegar peso, ou fazer esforço físico, não tomar sol, manter os membros inferiores elevados, ao assistir TV, conversar manter os membros sobre o safá ou um banquinho, não passar muito tempo em pé ou sentado.

      Excluir
  28. Olá! Gostaria de saber como é a recuperação da veia safena após ser retirada parte dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo!
      Em geral leva de 07 a 10 dias para retornar ao trabalho. A maioria das pessoas sente dores suportáveis e quando incomodam um pouco mais costumam passar com antiflamatórios.
      No primeiro mês é comum sentir um peso ou cansaço, mais no final do dia, que melhora só em colocar os pés para cima, não é necessário medicamentos.
      Att, Dra. Vívian

      Excluir
  29. BOM DIA,
    FIZ UMA US E DEU REFLUXO SEGMENTAR DA SAFENA MAGNA E VARICOZIDADE DE REDUZIDOS CALIBRES OBRIGATÓRI RETIRAR A SAFENA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo!
      Nem sempre retiramos a safena, depende da queixa do paciente, o tamanho da safena em diâmetro e extensão da doença, é um conjunto de informações.
      Att, Dra. Vívian.

      Excluir
  30. Olá Drª. meu nome é Daniela estou aguardando para poder fazer uma cirurgia pelo SUS ainda não tem data definida pq tenho mesmo que esperar surgir alguma vaga, porém o médico em que eu me consultei disse que no meu caso as safenas estão boas é somente algumas veias superficiais, fiz o dopller e agora vou fazer exame de sangue e quando estiver mais próximo da cirurgia faço o eletro ....mas estou com uma dúvida, tenho alópecia e gostaria de saber se nesse caso há algum problema pq fora isso não tenho nada para me queixar da minha saúde...por favor me esclareça melhor .Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniela!
      Fique tranquila, nem a alopecia atrapalha a cirurgia e nem a cirurgia piorará a alopecia, são completamente independentes.

      Excluir
  31. olá doutora, me chamo gabriella tenho 18 anos e em julho do ano passado (tinha 17 anos) fiz uma cirurgia para a retirada da safena em minha perna direita... tambem tirei algumas outras veias pequenas que precisava ser retiradas das duas pernas.. mas foram poucas!
    Me recuperei rapido graças a Deus.. mas de um tempo pra ca tenho reparado umas coisas diferentes como: perca de sensibilidade em um pedaço bem pequeno da coxa, e as vezes sinto um 'puxão' perto da area da virilha quando lento os braços ou faço algum movimento de levantar a perna quando danço!(bom, eu danço em um grupo de dança da minha igreja) ... Não sei se esta sendo certo continuar a dançar, queria muito voltar a fazer minha aula de Jazz só q ainda tenho medo de acontecer alguma coisa comigo... Não sei se isso é normal, diz minha mae q é porque tem pouco tempo que fiz a cirurgia... Pretendo ir ao medico olhar se eu devo continuar a fazer esses exercícios de dança, mas como nao tenho plano de saude e nao trabalho nao posso pagar agora no inicio do ano uma consulta com o meu medico q é 120 reais ... entao queria pedir para voce tentar esclarecer minhas duvidas e me dizer o q devo fazer .. obrigada, desde já.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela, certamente não tem nada haver com a cirurgia, e não é pouco tempo não, é muito tempo.
      Vá ao médico para procurar outra causa, porque com certeza não tem relação com a cirurgia.

      Excluir
  32. gostaria de sabe como fezer uma cirurgia de varizes se necessario é retira a safena; corre risco? gostaria de saber, obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo!
      Nem sempre é necessário tirar as safenas, só quando estão insuficientes, mesmo assim depende da extensão e das outras veias envolvidas.
      Risco existe em todas as cirurgias, por isso devemos colher uma boa história de toda a vida do paciente examiná-lo e fazer todo o risco cirúrgico - uma série e exames e uma avaliação do cardiologista.

      Excluir
  33. Ola.. Boa Tarde Doutora meu nome é Henrique, e estou com algumas duvidas, pois vou fazer uma cirurgia na perna mas ainda não sei bem oque, pois esqueci de perguntar ao meu medico, o relatorio do dupex scan é: Conclusão Varizes superficiais bilateralmente e perfurante incompetente à esquerda.
    Incompetencia segmentar da veia safena magna bilateralmente, oque que tudo isso significa, e qula tipo de anestesia comum nesse caso de cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo! Significa que só um pedaço da safena está doente, e ainda há outras varizes além dessa doença da safena.
      A anestesia pode ser local, raqueanestesia ou peridural, tem que colher toda a sua história, examinar as suas pernas e então resolver qual anestesia e se tiraria ou não o segmento de safena doente.

      Excluir
  34. Olá Dra. Viviam!

    Já fiz uma cirurgia em 2007 que foi para retirada de veias que foi do joelho até o tornozelo, mais agora as veias proximo ao tornozelo estão muito delatadas, ardendo muito e queimam sempre. Bom fiz novo ecodopler e quando levei ao médico ele só em olhar o calibre da veia safena já me disse logo "vamos operar", bom me assustou e o que eu gostaria de saber e se é realmente necessário retirar a safena por conta desses resultados. segue:
    junção safeno-femoral 9,6
    terço superior da coxa 6,4
    terço inferior da coxa 5,0
    terço superior da perna 4,8
    terço inferior da perna 3,4

    Vale lembrar que toda a fámilia do meu pai tem essas veias muito delatadas, e o meu avô tem umas na perna direita que estouraram e virou uma ferida que nunca sara, isso já dura uns dez anos, por isso me preocupa, mais estou com muitas dúvidas. Bom desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo! Com certeza não foi só de olhar nos calibres da safena que ele concluiu isso, o exame dá mais informações, como se há refluxo e em que veias exatamente, com certeza ele leu o exame inteiro e não só os calibres. Também deve ter toda a sua história e já deve ter visto as suas pernas, só depois que juntamos todas essas informações é que chegamos a conclusão definitiva.

      Excluir
  35. Dra. Vivian muito bom suas explicações, pois vou fazer uma cirurgia no domingo, e estou tranquilo com suas explicações, um grande abraço

    ResponderExcluir
  36. Bom dia Dra Vivian!
    Parabéns pelo seu blog, você ajuda a tranquilizar muita gente!
    Estou bem preocupada. Meu nome é Joana, tenho 33 anos e fiz a cirurgia da retirada total da safena da perna esquerda há 13 dias, a maior parte da veia estava acumulada na região do tornozelo... O médico falou para eu repousar e caminhar normalmente há cada 1 hora, mas sinto muita dor ao pisar no chão, e até que eu consiga levantar mesmo demora uns 5 minutos... Gostaria de saber se é normal depois de 13 dias da cirurgia ainda estar sentindo tanta dor para me levantar e caminhar.
    Desde já agradeço sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo!
      A dor varia de pessoa para pessoa, por exemplo, todos os meus pacientes voltam a dirigir após 07 dias de cirurgia, tenho uma amiga q qdo operou, só voltou após 16dias, dizia que doia muito. Tenho pacientes que não tomam nem dipirona e outros que falam que dói muito. Realmente é puco tempo. Mas é necessário te examinar para garantir que está tudo bem.

      Excluir
    2. oque é insuficiencia segmentar veia safena magnar?

      Excluir
    3. É quando só um pedaço da veia está doente, não ela toda.

      Excluir
  37. Dra Vivian, estou com uma cirurgia de varizes marcada para dia 19/03, e será retirada uma safena, mas tenho tano medo, estou tão insegura que penso em desistir. Sinto muita dor nas pernas principalmente a noite quando deitada. Me ajude por favor! obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo!
      Como você sente muitas dores seria bom você seguir com o tratamento todo, pois o problema não é mais só um condição estética. Como vc disse que terá que retirar as safenas, demonstra uma doença mais avançada, é melhor tratar antes que ocorra alguma complicação.
      Att, Dra. Vívian.

      Excluir
  38. Muito esclarecedor a postagem , meu médico me disse hoje que estou com as duas safenas doentes , mas não deu muita explicação , apenas me encaminhou para um hematologista , mas aqui tirei alguma dúvida por hora , obrigada por ajudar os leigos como eu , abraços !

    ResponderExcluir
  39. Saudacoes from Japan Dra. Vivian
    Estar longe do nosso Pais ja eh um sacrificio, ainda mais se ficar doente e, nao compreender um pouco o idioma complica a nossa estadia. Pois entao, a minha esposa fez a cirurgia da retirada da safena da perna direita ha 1 1/2 ano atras e ateh agora nao cicatrizou, e as vezes excreta um pouco de sangue e puz na altura da virilha. Uma das explicacoes do medico responsavel eh que o curativo interno ainda nao se dissolveu por inteiro.
    Agradeco desde jah a sua colaboraco e a parabenizo pelo excelente trabalho que vem realizando neste mundo virtual sem fronteiras.
    wilsonkann@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Prezada,Dra.bom dia!

    A minha mãe tem 57 anos e foi diagnosticado problema na safena da perna direita, não funciona mais, a indicação foi cirúrgia, mas o médico indicou meias diárias e medicamento continuo. O tratamento esta dando certo!
    Dra, a não retirada da safena pode acarretar problemas? Ah! ela é diabetica e hipertensa, mas muito controlada.

    Obrigada

    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  41. estou me preparando para fazer cirurgia de varizes, mas estou um tanto insegura pois o meu médico não pediu o exame de coração que eventualmente é pedido, ele disse que não precisa e estou com medo da anestesia, ser aquela que é dada na coluna,é esta ou não?E o exame de coração é obrigatório?

    ResponderExcluir
  42. Olá, Anônimo!
    O exame pré-operatório varia de paciente para paciente, depende das doenças que vc ou sua família tenham, se fuma, se bebe, se toma anticoncepcional, conforme a história escolhemos uns exames para uns pacientes e outros exames para outros pacientes, por isso nem todos fazem exames do coração.
    A anestesia pode ser local, raqueanestesia ou peridural, depende do quadro do paciente.
    Att, Dra. Vívian

    ResponderExcluir
  43. BOA TARDE DOUTORA, MEU NOME E JEANE MEU PAI TEM 63 ANO S FEZ UMA EXAME E DEU INSUFICIENCIA VALVULAR OSTIAL, E SAFENA MAGNA INSUFICIENTE EM PERNA E COXA, PRECISA OPERAR ESTOU MUITO PREOCUPADA....

    ResponderExcluir
  44. ola dra. eu vou fazer a cirurgia da retirada da safena da perna esq. sera q eu posso fazer exercícios físicos normalmente antes e depois da cirurgia?
    obrigado!

    ResponderExcluir
  45. Bom dia Dra. Vivian, eu tenho diagnostico de safena com refluxo, não dói, nesse caso a cirurgia é realmente necessária?

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde. Tenho 32 anos e 02 filhos. Na minha segunda gestação fiquei em repouso devido as varizes terem surgido, já parei de amamentar e tenho a intenção de operar em breve. No meu exame deu: safena acessória lateral incompetente e veias reticulares ectasiadas e telangiectasias esparsas bilateralmente. Será necessário retirar a safena neste caso?

    ResponderExcluir
  47. Olá doutora no meu caso além da safena magna da direita temos a pudenda tb com refluxo.
    Fico com as seguintes dúvidas:
    Meu médico disse que tenho que fazer a cirurgia,mais e a pudenda com refluxo,tira tb?
    O tratamento com espuma resolve? Ou outro tipo sem cirurgia?

    ResponderExcluir
  48. oi me chamo Dina Mara de A. Martins tenho 33 anos alguns meses atrás venho sentindo dor e cansaço nas pernas foi então que fui ao médico quando constatou insuficiência de safena.Gostaria de saber se o SUS realiza esse tipo de cirurgia?

    ResponderExcluir
  49. Dra. Parabéns pelo blog !
    Me chamo Mara e tenho 35 anos, minha angioliogista detectou pelo doupler que a safena da perna esquerda estava doente e na cirurgia de varizes deveria ser retirada também. Pois bem, fiz a cirurgia e estou usando meias de média compressão que vai até a panturrilha, pois a q ia até a coxa me deu alergias devido ao silicone. Porém vi na tv um angioliogista explicar que a compressão deveria ser no tornozelo, porém não provocar "garrote" na parte entre a panturrilha e o joelho. Diante disso não podemos utilizar essa meia que vai até a panturrilha? Ao final do disse estou com a parte do tornozelo e abaixo do joelho com marcas e inchaços. Como proceder ?? Agradeço sua colaboração!

    ResponderExcluir
  50. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
    Tenho indicação de retirada de safena perna direita. Mas há dois tenho sofrido desconforto na esquerda. Há dois dias intensificaram dores na região próxima ao joelho e coceira e dor no tornozelo.
    Meu medo é operar a direita e a esquerda também vir, num futuro próxima, ter a necessidade de operação.
    Grata.

    ResponderExcluir
  51. Obrigada Dra. Vivian a senhora me ajudou muito e me tranquilizou pq vou tirar as duas safenas que estão doentes, a minha dúvida era como ia ficar a questão funcionamento do coração, mas com a explicação acima fiquei aliviada, pois confio no meu médico que muitas pessoas se trataram com ele, e ele é muito competente aqui na minha cidade. bjs

    ResponderExcluir
  52. Olá fiz uma ultrassom dos membros inferiores e o resulta do apresentou insuficiência de safena interna direita e insuficiência de safena externa esquerda, sistema venoso profundo e superficial pérvios, e perfurantes e tributárias ectasiadas. Diante da situação, gostaria de saber que tipo de tratamento devo fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos! Infelizmente não tenho como te dar essa resposta. Otipo de tratamento depende da história do paciente e do aspecto da perna, não do exame, ele só serve de guia no caso de uma cirurgia.

      Excluir
  53. OLa Dra sou Ronaldo.
    Examinando alguns sites q trata sobre o assunto notei q é muito atenciosa c.os leitore e os deixa mt confortáveiis após os redpectiVOS ESCLARECIMEMTOS farei no próximo mês a retirada das duas safenas, ja estava bm tranquilo, apos ler seus esclarecimentos fiquei ainda mais traquilo. Tenho 32 anos, sou atleta, e desde pequeno sentia desconforto
    nas pernas, e agora atrelado a questão estetica e desconforto e dores, vou retirar as safenas. Obrigado por se dispor a esse.trabalho de esclarecimento

    ResponderExcluir
  54. ola Dr. tenho 30 anos e vou retirar a safena da perna direita.. sou totalmente contra cirurgias, porem vou fazer uma viagem, mudar de pais (e nao queria ter que lidar com esse problema la, a espera pra um medico especialista eh de quase um ano e para a retirada da safena tem que ter provas concretas , exames e etc, o que leva muitoo tempo).. Tenho muito medo, pois eh de familia, nao posso ver sangue, nem na TV, fiz meu ecodoopler e so de ver o exame na telinha do medico a presao caiu e eu quase apaguei. O medico ate riu, estou com muito medo, mais da cirurgia em si e do pos operatorio do que o fato de eu possui uma "safena incompetente" (como consta no meu exame) e com dilatacao de 0.5. Pesquisei no Dr. Google e vi que a retirada eh indicada para safenas com dilatacao superior a .8 a minha tem menos, porem eu sinto dores ao dormir.. nao eh uma dor de "ah, vou morrer!", mas tipo beliscoes aonde tenho ja inchacos (a veia meio que "saiu" e ficou inchado o local.. sinto essas dores na parte interna da coxa e na panturrilha mais para o lado esquero do joelho..e eh uma sensacao esquisita sentir o fluxo sanguineo o tempo todo.. enquanto estou parada ou em pe (principalmente em pe) sinto esse desconforto enquanto estou andando e me movimentando nao sinto tanto.. e a perna ruim esta sempre pesada.. brinco que eu sou tipo rpesidiaria.. com aquela corrente e peso amarrada metaforicamente falando aos meus calcanhares. Sei que vc eh muito atenciosa, li cada pergunta e relato seu e gostei muito do seu blog, so queria saber se a rerirada da safena pode ter alguma complicacao a uma gestacao futura, nunca tive filhos e gostaria de um dia ser mae (acabei de casar). Se tem alguma sequela, se nao vou poder mais trabalhar em pe.. desde ja agradeco
    att
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carla! Fique tranquila! Vc poderá engravidar normalmente, é impossível a cirurgia de atrapalhar nesse sentido. E também poderá ficar em pé normalmente.

      Excluir
  55. tirei a safena da perna esquerda faz 23 dias na altura da virilha levei 4 pontos e sinto muitas dores na parte interna da coxa onde retirou a safena , quando estou em pé ou sentada, sinto um peso doido que aumenta se eu não me deitar , ainda estou com ematomas amarelados e algumas partes duras tipos caroços estou colocando bolsa de agua quente que o medico mandou. que devo fazer,desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo! Tudo isso que você relatou pode acontecer, está dentro do esperado para o tempo que vc tem de cirurgia.

      Excluir
  56. Dra. Vivian, bom dia ! fiz a cirurgia de varizes na perna esquerda, queria saber se eu posso malhar perna normalmente, e com posso fazer para evitar que as varizes retornem, posso ficar em pé por muito tempo? tenho 34 anos, pratico musculação. grato pela atenção. Marcos RH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcos! Aqui só podemos dar informações para que vocês conheçam as doenças. Dizer o que pode ou não ser feito e dar orientações somente após examinar o paciente, precisa perguntar para o seu médico.

      Excluir
  57. Olá.Dr Vivian eu fiz uma cirurgia da safena nas duas pernas..Mas notei que meus tornozelos estão inchados; desda agora em que eu acordo,isso é normal eu devo procurar o médico que fez a cirurgia ..Muito obrigada pela sua atenção...

    ResponderExcluir
  58. Olá Dr Vivian.Eu fiz uma cirurgia da safena,nas 2 pernas,já faz uns 3 meses,mais notei que meus tornozelos ficam inchados desda hora em que eu acordo isso é normal,devo procurar o medico que fez a cirurgia.Obrigada pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acordar com os tornozelos edemaciado (inchados) não é uma característica de Insuficiência Venosa, precisa voltar no médico, para investigar.

      Excluir
  59. Olá doutora, tenho 18 anos, vou tirar a safena e algumas varizes dilatadas,e o meu medico falou que vai usar a anestesia que se chama raqui.Gostaria de saber se quando eu fizer a cirurgia as varizes podem voltar(qual a probabilidade de aparecer novas varizes apos a cirurgia)? e outra coisa,depois de quanto tempo eu posso voltar a fazer academia(esteira,não musculação).Grato desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah doutora esqueci de falar, eu era muito gorda e agora emagreci MUITO(estou ate abaixo do peso), vc acha que a causa da obesidade influenciou as minahs varizes?(pq so minha ame tem, e minhas irmas nao tem,so eu que era gorda tenho)

      Excluir
  60. Olá Dra Vivian,
    Primeiramente, ótima explicação! Estou mais tranquilo para "entrar na faca"!!!
    Duas duvidas: Há possibilidades de sobrecarregar o sistema profundo ao retirar a safena? e, Após 15 dias de recuperação já poderia retornar ao trabalho? ( No meu trabalho, para cada 40 min sentado, ando uns 15min!) Grato e bom Carnaval!!!

    ResponderExcluir
  61. Olá Vivian
    Fantástica sua explicação, fiquei mais tranquila pois vou precisar fazer intervenção cirúrgica. Obrigada por suas contribuições e que outros médicos se dediquem a essa função social de esclarecer os pacientes. Que Deus lhe fortaleça em seus propósitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edna! Mto obg! Fiquei emocionada com seu comentário, meo objetivo é esse mesmo, levar conhecimento a todos!!

      Excluir
  62. Parabéns Dra vivian pelos seus esclarecimentos. Gostaria de saber se quem retirar as safenas pode fazer musculação

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde Doutora, tenho um veia na parte de trás do joelho muito verde e muito grande, visivelmente dá pra ver que ela está arrebentada, direto sinto dores na perna, principalmente quando estou na TPM, tenho varizes também, mas sinto dor mesmo só na região da veia e só na perna que tenho essa veia arrebentada. Estou para marcar exame com médico, mas gostaria de tirar dúvidas. Essa veia provavelmente pode ser a Safena? Só se retira com cirurgia? Qual tipo de anestesia é mais utilizada nesses procedimentos cirurgicos? Minha mãe já fez cirurgia para retirar veias muito antigamente, e hoje ela tem a perna toda cheia de calombos, dá pra ver a veia como se fosse um auto relevo na perna dela... A minha perna também pode ficar assim?

    ResponderExcluir
  64. ola meu nome eunice.estou com muito medo ,pois fiz uma utrasonografia doople colorido tendo resutado em maos ,sistema,venozo,superfial,veia safena,maguina,junçao,safeno femoral,incopetente,ao,nivel,da,coxa,incontra,se,pervia,incopetente ate o terço medio,ao nivel,da perna encontra se pervia e copetente, estou com muito medo de tromboze .que devo faser alguem pode mi ajuda moro em m g e tenho 39anos ja mi disseram que e uma idade perigosa e facio infarto estou desesperada oque faser.

    ResponderExcluir
  65. Obrigada,Dra Vivian por tirar minhas dúvidas,que eram muitas,principalmente em relação a retirada de safena.Abraços,parabéns

    ResponderExcluir
  66. dra. vivian estou com refluxo venoso e sinto muito peso dormência e to c vasinhos.qdo aparece o refluxo são nas duas pernas ou so na direita? preciso fazer cirurgia dentarias q precisam de anestesia geral e tenho tbem gastrite endovenosa não posso tomar antibióticos e antiinflamatorios...tenho pressão baixa isso influencia em ter refluxo? pode haver uma dilatação geral dos vasos e morrer ?

    ResponderExcluir
  67. Boa tarde Dra, e normal retirar somente a metade da veia safena magna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joelton! É normal sim. O médico sempre tenta preservar o segmento que está normal, então por muitas vezes fica uma parte, o comum é só um pedaço dela ser doente.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas