Amamentação - ingurgitamento mamário

Ter falta de leite é um problema, mas ter excesso, são muitos outros - "leite empedrado", ducto entupido, dor para amentar, não dormir de dor, nervoso ou tristeza que a dor provoca e dificuldade de sair de casa, de se relacionar com as pessoas, dificuldade em dormir pela dor e a tão temida mastite.
Mas vamos ao que interessa - como tratar o ingurgitamento:
- Sente-se, tire o sutiã, dobre o tronco para frente, para que os seios fiquem pendentes e sacuda-os, dando tapinhas com as duas mãos, faça por mais tempo que conseguir.
- Após o saculejo, e lembre-se saculeje com vontade, com afinco, faça massagem cirular, começando na auréola, para primeiro liberar a saída do leite e vá subindo para o restante da mama. A massagem deve ser leve, contudo, no final de cada 2 ou 3 giradas, solte a mão balançando o seio, para que também funcione como um saculejo.
- Após a massagem e o ssaculejo vá tirando o leite, o que conseguir, para dar uma "amolecida"no seio, então coloque o bebê para mamar. 
Tente se manter calma para produzir e agir a ocitocina, o hormônio que faz o leite sair.
Quando ficamos estressadas produzimos adrenalina, que compete com a ocitocina, que contrai os ductos e não deixa o leite sair.
Procure imagens que lhe tragam prazer, que sejam "fofinhas", peça um carinho do marido - ajuda a aumentar a produção de ocitocina, não e atoa que é chamado hormônio do amor.
Beba muita água.
Para aliviar a dor, tire a folha inteira do repolho, faça um buraco no meio, com uma tesoura, para passar a auréola, coloque no congelador, qdo estiver dura de gêlo, coloque cobrindo peito. Não precisa proteger a pele, porque descongela rápido. Ajuda a diminuir o edema da mama, e consequentemente a dor.

Comentários

Postagens mais visitadas