Glomerulonefrite por IgA


O que é?
A nefropatia por IgA é a mais comum de um grupo de doenças que têm o nome geral de
glomerulonefrites. Gomerulonefrite significa inflamação dos rins, que afeta particularmente o glomérulo, filtros microscópicos dos rins.
Nefropatia por IgA é o nome dado, porque um anticorpo chamado IgA é depositado nos glomérulos.
É mais comum em homens e jovens.

IgA
IgA é um anticorpo, parte de nossas defesas naturais contra uma infecção. Presente na parede interna de nossos intestinos e vias aéreas (boca, nariz, garganta)
Se você tiver nefropatia por IgA, uma proporção muito pequena de toda a IgA em seu corpo se fixa nos seus rins e provoca inflamação, a qual danifica os rins. O restante da IgA em seu corpo trabalha normalmente e, portanto, você tem resistência normal à infecção.
Não sabemos por que a IgA se deposita nos rins e, desta forma, não sabemos a causa básica da nefropatia por IgA

Sinais e sintomas:
- Sangue na urina (hematúria). 75% dos pacientes apresentam episódios de sangue visível na urina, que coincidem frequentemente com uma inflamaçãao na garganta ou uma infecção respiratória. Menos comum pode aparecer relacionados a uma infecção intestinal ou causados pelo exercício físico. A urina pode ficar vermelha brilhante ou marrom (como chá) ou se houver menos sangue pode apenas parecer um pouco turva. Coágulos não são frequentes. A hematúria é geralmente indolor. Entre estes episódios haverá ainda a hematúria (microscópica) invisível, que pode ser encontrada se fizermos um exame de urina.
Alguns outros tipos de glomerulonefrite podem produzir os mesmos sintomas, por essa razão a biópsia renal é necessaria para fazer o diagnóstico.
-Proteinúria (proteína na urina). Isto também será detectado em um exame da urina. Essa perda de proteína,em alguns casos, pode levar a edema (inchaço).
- Pressão elevada (hipertensão arterial)


Evolução:
Seguimentos mais longos mostraram que a evolução é muito variável, ocorrendo a progressão para a insuficiência renal crônica em 5 a 25%dos doentes em dez anos e em 25 a 50% em 20anos. A evolução individual é variável: em 30% dos casos ocorre a remissão completa.
O tratamento adequado e com início precoce pode mudar o curso da doença, portanto o paciente deve procurar o médico o quanto antes e seguir rigorosamente o tratamento.

Tratamento:
-Corticóide
-Anti-hipertensivo específico – do tipo inibidor de enzima de conversão, que também diminui a perda de proteína, e por isso deve ser usado mesmo quando não há pressão alta. Em casos sem pressão alta e sem proteinúria não se sabe se há beneficio do uso desses medicamentos.
-Os ácidos 3-poli-insaturados, presentes no óleo de peixe (salmão do Norte, sardinha, carapau). Deve ser feito por tempo prolongado, pelo menos 02 anos.


Sugestão de site: http://www.igan-world.org/images/INFORMACAO_IgAN_.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas